sábado, 27 de junho de 2009

Lua de Saturno possui sob superfície oceano salgado




Redação Central, 24 jun (EFE).- Encélado, uma das luas geladas de Saturno, oculta sob a superfície do polo sul um oceano salgado, de acordo com cientistas alemães e britânicos, que publicam hoje a descoberta na revista "Nature".
PUBLICIDADE

O achado pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre e para entender como são formadas as luas planetárias, afirmam.

Jürgen Schmidt, da universidade alemã de Potsdam, e Nikolai Brilliantov, da universidade britânica de Leicester, chegaram a esta conclusão após estudar os gêiseres de vapor e gás e as minúsculas partículas de gelo lançados do polo sul de Encélado a centenas de quilômetros no espaço.

A sonda "Cassini" descobriu os jatos em 2005 durante prospecção de Saturno.

Com a ajuda da Universidade alemã de Heidelberg e do também alemão instituto Max Planck, de física nuclear, os cientistas fizeram experiências em laboratório e analisaram dados procedentes do Analisador de Poeira Cósmica de Cassini.

Eles confirmaram que as partículas geladas expulsas pela Encélado contêm quantidades substanciais de sais de sódio, "o que sugere a presença de um oceano salgado a grande profundidade".

O estudo indica também que a concentração de cloreto de sódio nesse oceano pode ser tão elevada quanto a dos oceanos na Terra.

Esta é a primeira prova experimental direta da existência deste oceano salgado, ao qual Schmidt e Brilliantov já se referiram em outro artigo na "Nature" em 2008, ao explicar que os jatos de vapor eram expulsos com maior força que as partículas de poeira.

Essa força significa a existência de água líquida sob a superfície, e as teorias sobre a formação de satélites sugerem que quando um oceano líquido está em contato durante milhões de anos com o núcleo rochoso de uma lua se trata de um oceano salgado.

Encélado é um de três únicos corpos extraterrestres no sistema solar no qual ocorrem erupções de pó e vapor, e é um dos poucos lugares, além de Terra, Marte e da lua Europa, de Júpiter, onde os astrônomos têm provas diretas da presença de água. EFE

5 comentários:

  1. Seria muito egoismo pensar que estamos sozinho nesse universo !!! Com a descoberta da agua na lua em breve teremos outrasss novidades !!

    http://laudiceiasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Opa i ai beleza tipo vi seu blog em uma comunidade, tipo pq vc não cria um dominio profissional gratis para o seu blog tipo com isso o google indexa melhor e vc ganha mais visitas, tipo si quiser da uma olhada no tutorial segue ai o link: http://www.artilhariadigital.com/2009/11/tutorial-configurando-um-dominio-cocc.html

    ResponderExcluir
  3. Adoro astronomia, mas nao intendoo muito do assunto;d

    sou muito curioso a respeitoo.. ja ate criei um blog sobre, mas nao vingou, nao intendia muito a ponto de poder escrever artigos sobre astronomia :D

    deixooo isso entao para quem sabe rsrsrs


    Parabens

    http://www.geracaococacola.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post. Também admiro muito a astronomia.

    Meu blog faça sobre ciência em geral, caso queira dar uma passada por lá.

    Abraços

    ResponderExcluir