domingo, 14 de junho de 2009

Astrofísica


À Astrofísica é o ramo da Astronomia que lida com a Física do Universo, incluindo suas propriedades físicas (luminosidade, densidade, temperatura, composição química) de objetos astronômicos como estrelas, galáxias e meio interestelar, e também das suas interações. Na prática, todas as pesquisas astronômicas modernas envolvem uma quantia substancial da Física teórica e experimentos práticos.

A Astrofísica não deve ser confundida com a Cosmologia, esta se ocupa da estrutura geral do universo e das leis que o regem num sentido mais amplo, embora sob muitos aspectos ambas seguem um caminho paralelo, algumas vezes considerado redundante.

Perguntas da humanidade sobre a natureza do Cosmo

Qual é a idade do universo e das estrelas que o compõe? Sua composição? Como sabemos se as estrelas estão consumindo seu combustível e a que velocidade? O efeito da gravidade pode desviar a luz e distorcer o espaço?



Como a Astrofísica procura responder


Fazendo-se uma análise espectrográfica através do espectrofotômetro de absorção atômica temos como verificar se um astro está se movendo, em que direção e velocidade. Podemos saber se existe um desvio da luz causado pela gravidade de algum corpo próximo, a composição das estrelas e dos gases que estão dispersos, entre estas e o instrumento que faz a medição. Sempre quando verificamos o espectro de uma estrela, observamos que suas linhas espectrais desviam para o vermelho. Isto se dá, porque ela está se afastando, ao contrário, se estiver se aproximando, o desvio será para o azul. As falhas devido à absorção atômica indicam sua composição. A distância entre linhas espectrais indica vários parâmetros, inclusive a presença de gases e poeira entre a estrela e a Terra.

Outros exemplos de instrumentos usados em astrofísica são os aceleradores de partículas, entre outros equipamentos, estes podem determinar a composição inicial de nosso universo e o comportamento das partículas elementares ao nível de microcosmo.

O telescópio óptico, o radiotelescópio, entre outros, também são exemplos do uso de instrumentação física experimental para a análise e dedução de parâmetros de corpos estelares.


Abóbada celeste



Acredita-se que os primeiros filósofos da Antigüidade clássica foram os precurssores da astrofísica desenvolvendo novos conceitos e estabelecendo as primeiras regras para nortear a pesquisa racional do Universo.

Tales de Mileto foi fundador da escola de Mileto. Já naquela época imaginava que o céu era uma abóbada e esta estaria dividida em cinco círculos, o ártico, trópico de verão, o equador, o trópico de inverno e finalmente o antártico. Explicou o eclipse do Sol e que a Lua é por ele iluminada.

Anaximandro de Mileto, utilizou as proporções matemáticas e geométricas para tentar mapear a abóbada celeste, elaborou tratados sobre astronomia, cosmologia e geografia.

O conceito de abóbada celeste e o estabelecimento de um sistema de coordenadas de espaço foi uma descoberta importante que levou à astronomia esférica ou astronomia de posição, assim, as posições dos astros puderam ser determinadas e catalogadas racionalmente.

Este processo de catalogação é executado até a atualidade e continuará a ser usado, acredita-se por muito tempo.

14 comentários:

  1. Faço engenharia e não pude deixar de comentar o grande trabalho que você faz com esse blog. A astronomia é fantástica e só de ver a tentiva de um blogger como você de difundir o conhecimento científico a toda a população foi 100% aprovado no meu conceito. Quanto ao conteúdo do post, acho incrível a forma de como os gregos conseguiram avançar de forma tão brilhante eu seu pensamento. Isso mostra que uma sociedade bem estruturada é a chave para o Nirvana de qualquer civilização.

    Continue com o blog, começarei a acompanhá-lo a partir de agora!

    ResponderExcluir
  2. Amo Física, a ciência em si.
    Espero que seu blog encontre um público legal, porque a média da blogosfera não se interessará, infelizmente, por coisas tão relevantes.
    Sou daqueles que não passam um dia sem sequer pensar que estamos no chão pela gravidade, e não porque Deus quer, ou é assim porque é assim e pronto.
    Sou um curioso.Visitarei seu blog sempre.
    A vida com cultura é muito mais bela, solitária e significante.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Também parabenizo pelo seu ótimo trabalho e por seus esclarecimentos. Pra quem não entende muito de ciência e quer saber rápido das coisas seu blog é uma ótima pedida.

    Visite, comente, adicione:
    http://menumulher.wordpress.com

    Siga-nos no Twitter:
    http://twitter.com/menumulher

    ResponderExcluir
  4. Excelente Blog, é bem informativo e e educativo aliás, parabens.

    Se der visita: www.humaitaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse blog é muito interessante!

    Gostei de conhecer os coneitos de astrofísica e de não confundir com o cosmo

    Legal poder saber as coisas dos universos
    o tempo de vida uma estrela

    ResponderExcluir
  6. Fiko contente por vcs estarem gostando do meu blog, continuem acompanhando agente!!
    Obg!

    ResponderExcluir
  7. eu sepre fui mal em Física na escola...passei a ter uma certa antipatia pelo assunto por causa disso, mas ainda acho uma área fascinante!
    Muito legal sua iniciativa!

    ResponderExcluir
  8. Abóbada Celeste, taí algo de que eu nunca ouvi falar. Não sou muito inclinado à Física, mas reconhecidamente você faz um bom trabalho com o blog.

    ResponderExcluir
  9. hsuahsuhaushuahsuahsuahsuahushuahus!!
    Vlw ae gente!!

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo avassalador...
    Fui apresentada a fisica e a astronomia de forma ludica... em 1969 assistimos na escola a chegada do homem a lua e ganhamos um album de figurinhas com tudo sobre a viagem fantastica, sobre o sistema solar, planetas, foguetes e coisas assim... foi apaixonante. Graças a essa empolgação escolhi a minha primeira graduação...
    Ciencias Biologicas, e uma breve especialização em biofisica... dá pra avreditar nisso!
    Agora, estou introjetada no inconsciente...

    ResponderExcluir
  11. shuahsuahsuhaushauhs.... Fiko feliz por estar ajudando v6 a entenderem melhor as atualizações q foram feitas!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei. Vou visitar um bilhão de vezes. No momento estou fazendo o terceiro curso pelo Observatório Nacional, à distância pq moro longe.
    Abs.

    ResponderExcluir