sexta-feira, 19 de junho de 2009

Buraco negro


Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz (299.792,458 km/s, equivalente a 1.079.252.848,8 km/h). Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro" (cor aparente de um objeto que não emite nem reflete luz, tornando-o de fato invisível). A expressão "buraco negro", para designar tal fenômeno, foi cunhada pela primeira vez em 1968 pelo físico americano John Archibald Wheeler, em um artigo científico histórico chamado The Known and the Unknown, publicado no American Scholar e no American Scientist. O termo "buraco" não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos.

Teoricamente, um buraco negro pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronômico (alguns com dias-luz de diâmetro, formados por fusões de vários outros), e com apenas três características: massa, momento angular (spin) e carga elétrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (diz-se por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a "densidade tenda para infinito".


A percepção espaço-temporal



Os buracos negros, assim como outros objetos cuja atração gravitacional é extrema, retardam o tempo significativamente devido aos efeitos gravitacionais.

As estrelas de nêutrons e buracos negros causam de fato distorção espaço-temporal notável, relacionada com o efeito de lente gravitacional.

As precessões dos corpos celestes orbitando tais corpos, similarmente a precessão do periélio de Mercúrio no nosso sistema solar, são muito mais notáveis e significativas, e envolvem inclusive estrelas de sistemas binários, ou mesmo múltiplos.


A luz e a singularidade



Em simulações no espaço virtual, descobriu-se que próximo a campos massivos ocupando lugares singulares, a atração gravitacional é tão forte que pode fazer parar o movimento oscilatório, no caso da luz enxergada como comprimento de onda, esta literalmente se apaga. No caso da luz enxergada como objeto que possui velocidade de escape esta é atraída de volta à região de onde foi gerada, pois a velocidade de escape deve ser igual à velocidade de propagação, ambas sendo iguais, a luz matéria é atraída de volta. Logo, a radiação sendo atraída de volta, entra em colapso gravitacional, juntamente à massa que a criou, caindo sobre si mesma.

15 comentários:

  1. Legal, sempre tive interesse em entender um pouco melhor o que chamam de buraco negro.

    ResponderExcluir
  2. Legal, sabia o que era um buraco negro, quem a denominou.

    ResponderExcluir
  3. Otimo post!!

    Seu blog esta mto bom!

    Nota 10!!

    Parabens!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog, quantdo tiver alguma coisa falando sobre signos atrologicos e mapa astral passa lá no meu blog pra avisar :D

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito legal esse post!
    Eu me amarro em coisas do espaço, e buracos negros sempre foram interessantes pra mim!!!
    Muito bom mesmo!
    Abração do Saci :D

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    E quando eu leio ou ouço a expressão "buraco negro" sempre me lembro das histórias de ficção científica em que "buracos negros" eram portais para outras dimensões e etc e etc. rssss

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog, vou visitar mais vezes. Não gosto de fisica, mas preciso.

    www.cafedefita.blogspot.com =*

    ResponderExcluir
  8. Quando criança que via filmes desse gênero, ficava cheio de medo! heheheheh
    Valeu

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante o post. Só faltou citar a fonte da notícia.

    abraço

    ResponderExcluir
  10. Adoro, super interessante, mas é demais para eu compreender!!
    Comentários sobre o texto:

    **

    "Teoricamente, um buraco negro pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronômico (alguns com dias-luz de diâmetro (...)"
    DIAS-LUZ????!!!!!

    "(...) buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (diz-se por isso que "um buraco negro não tem cabelos")."
    Hehehe!! =)

    "Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a "densidade tenda para infinito"
    Uau!! =o

    ResponderExcluir
  11. nene não gosta
    mas nao tem mais nem uma porra pra por no trabaio entao vai isso

    ResponderExcluir