
Ensinar física é uma atividade através do qual, consciente ou inconscientemente, deliberadamente ou não, é transmitida aos alunos uma mensagem a respeito do que seja físico, do modo como é produzida e das relações com a tecnologia. Sendo assim, não se pode deixar de explicar, a esse respeito.
No ensino da física acredita-se, muito comumente, que ensinar consiste simplesmente em apresentar aos alunos um conjunto de noções de maneira clara, inteligível e logicamente ordenado.
Ensinar física, pelos desafios envolvidos, é uma atividade que exige um nível de profissionalização mais elevado, no sentido de que os docentes devem se sentir preparados e seguros para enfrentar os problemas complexos para os quais ainda não se tem solução e se considerem capazes de propor soluções originais ou de fazer escolhas mais adequada em cada situação.
A física em sua evolução desenvolve não apenas novas entidades, conceitos e representações sobre o mundo natural, mas também formas de investigação e forma de abordagem que são continuamente renovadas em função de seus propósitos e dos interesses sociais e da comunidade científica. Deve se propiciar aos alunos adquirir a visão de que não há um método científico universal e infalível, capaz de resolver qualquer problema de nos conduzir a verdade. Cada situação requer um modo especifico de abordagem em função das suas características e da natureza do problema a ser resolvido. Assim, não ha. soluções definitivas. Conhecer é interpretar, e isso, por se, só, já nos assegura que não há um caminho privilegiado que possa nos conduzir a verdade definitiva.
Assim o ensino de física deve estar com preenchido com o desenvolvimento de habilidades básicas de comunicação tais como: planejamento e comunicação de resultados, entendimento de linguagem gráfica interpretação de tabelas com preensão definições e expressões matemáticas. Sendo assim para melhor compreender o processo de aprendizagem de física é necessário inventar praticas diferenciada e dessa forma poder entender e discutir alguns pontos relativos dessa área do saber assim os alunos mostraram se mais independentes diante dos procedimentos, das formas de trabalho e das ações que aprenderam. São tabelem capazes de maiores formalidades no pensamento e na linguagem. Isso aumenta a possibilidade de compreensão autônoma das definições cientificas presentes nos livros didáticos e a própria escrita de definições, o que o que antes a maior desafio. É capadades que lhes possibilitam obter informações, organizar dados e construir hipóteses com desenvoltura e colaboram para a realização de investigação mais longas e detalhadas. Os alunos ainda necessitam de acedência do professor para a observação, a experimentação e produção de esquemas entre outros procedimentos mais sofisticados principalmente se essa pratica já foram vivenciadas e aprendidas. são exemplos de procedimentos mais difíceis que podem ser tratados: a construção e interpretação de gráficos de tabelas de esquemas sobre sistemas complexos, de textos informativos e dissertativos longos, estudos de meio com diversos objetos paralelos.
Os procedimentos correspondem aos modos de buscar, organizar e comunicar conhecimentos. São bastante variados: A observação à experimentação, a comparação, a elaboração de hipóteses e suposições o debate oral sobre hipótese, o estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e a escrita de textos informativos, a elaboração de roteiros de pesquisa, a busca de informações em fontes variadas, a elaboração de questões para enquête, á organização de informações por meio de desenhos, tabelas gráficos esquemas e textos, o conforto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação a elaboração de perguntas, a proposição para a solução de problemas.
O ensino só é possível pelo trabalho com diferentes temas distintos com atenção para aqueles que permitem ampliar a compreensão da realidade. Certos temas podem ser objeto de observações direta ou experimentação, como as atividades que foram realizadas pelos alunos da 8º serie do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio da escola estadual Profº Elidio Mucelli filho que foram.
Borrifador caseiro onde a água sobe pelo canudinho e é estabeleça uma diferença de pressão entre as extremidades do canudinho imerso na água, o que faz a água subir pelo canudinho e se misturar com a corrente de ar, ocorrendo assim à dispersão da água.
Fazendo um ovo flutuar: o ovo afunda no copo com água dissolvendo sal na água, conforme a concentração de sal na água aumenta o ovo começa a subir. Se o ovo afunda na água da torneira sua densidade é maior que 1g cm3. Nessa situação o peso do ovo é maior que o impulso que ele recebe da água.
Efeito de pressão menos que a atmosférica: O copo aprisiona os gases em alta temperatura e grande quantidade de vapor de água. A chama da vela apaga-se por que o oxigênio no interior do copo acaba. A temperatura dos gases diminui e grande parte do vapor de água se condensa. A pressão dentro do copo diminui e fica menor que atmosfera dentro do copo até que a pressão interna mais o a pressão da coluna de água dentro do copo equilibra a pressão atmosfera.
E outras como equilibrando uma gota de óleo, porque alguns objetivos afundam e outros não? Essas atividades praticam foram apresentadas no II Seminário de Química realizado na Escola Estadual Profº Elidio Murcelli filho com apoio da Física e Biologia.
A discussão dos resultados da experimentação foi um momento importante. A idéia de experimento que da certo ou errado deve ser compreendido dentro dos referenciais que foram especificamente adotados.
A autonomia dos alunos nas experimentações tornou-se mais ampla quando eles mesmos participaram da elaboração, realizando por eles mesmos as ações sobre os materiais preparando o modo de organização das anotações, realizando e discutindo os resultados.
portanto mostrar a física como elaboração humana, para compreensão do mundo é uma meta para o ensino seus conceitos e procedimentos contribuem para o questionamento do que se vê e se ouve para interpretar os fenômenos da natureza, para compreender como a sociedade nela vive entervem utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnológico.
Por outro lado essa meta envolve ainda, o planejamento e a realização de trabalhos práticos, pois as dimensões do conhecimento cientificam não se restringe aos conteúdos de tipos experimentais, cuja função é encontrar correlações positivas ou produzir efeitos que possam ser comparados com previsões teoricas.
Porem para desenvolver a capacidade de observação dos alunos e necessário portanto, propor desafios que os motivem a buscar os detalhes de determinados objetos, para que o mesmo seja percebido de modo cada vez mais completo e de diferente do modo habitual.
Por intermédio das experiências educativas, essas experimentações realizadas pelos alunos de mostrou ser uma ferramenta excepcional de apoio ao processo de ensino, uma vez que oportuniza a integração de outras áreas como a química e a biologia, criando assim ambiente favorável para que os alunos vivenciem através de experimentos, as exercitando e desenvolvendo seu espírito criativo, racionacinio lógico e habilidades manuais.
Adorei a frase do Isaac Newton aí do lado! Abraços e sucesso com o blog!
ResponderExcluirAcho que este é o desfio de todo mestre.
ResponderExcluirMostrar como será util no dia a dia o que ele aprende na escola.
Bom post!
**************************
Um conto para o dia dos namorados...
http://martonolympio.blogspot.com/
****************************
A física é uma ciência exata que me intriga muito, e creio que sempre será assim. Eu a acho interessante. É importante ter em mente que o que aprendemos na escola, por mais que não nos pareça ser 'útil' na hora, pode vir a ser, e conhecimento sempre é bem-vindo, pelo menos para mim.
ResponderExcluirUm abraço.
Visite meu blog!
O Mundo Numa Bolha
http://omundonumabolha.blogspot.com
Otimo post, física é uma coisa mágica...
ResponderExcluirvisita www.espacofashion.zip.net beijos
adorei, tem todas as informaçoes que eu precisava para meu trabalho, muito bem feito garotos, parabéns!
ResponderExcluirVlw *----*
ResponderExcluirÓtimo blog!! Amei .. sempre que eu precisar saber de algo de fisica ou de astronomia eu vou vim akiii !
ResponderExcluirNossa, muito bom mesmo ein, voces estão de parabens, aprendi varias coisas...
ResponderExcluir4d merit casino【WG】pennb88【VIP】
ResponderExcluir4d งานออนไลน์ merit kadangpintar casino【WG】pennb88,【WG98.vip】⚡,pennb88 mobile casino,best free casino online,miami 메리트 카지노 고객센터 online slots 2020,poker gambling.