quarta-feira, 10 de junho de 2009

Saiba tudo sobre 2009: Ano internacional da astronomia


No dia 20 de Dezembro de 2007a 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. A resolução foi submetida pela Itália, pátria de Galileu Galilei, e teve completo apoio do Segundo Comitê da Assembléia Geral. O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa da União Astronômica Internacional e da UNESCO.
Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (IYA2009) nós celebramos um evento especial: o primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei – uma invenção que desencadeou 400 anos de incríveis descobertas astronômicas. A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente nossa visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, diz: “O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a chance de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”
O IYA2009 é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional.
O assim chamado Ponto de Contato Brasileiro, Augusto Damineli, explica: “A rede Brasileira do IYA 2009 oferecerá uma ampla lista de atividades já a partir de 2008, que pode ser vista em http://www.astronomia2009.org.br/. Entre nossos objetivos, ofereceremos a pelo menos 1 milhão de pessoas a oportunidade de ver o céu através de telescópios. Outro objetivo é o de difundir na sociedade uma mentalidade científica. Isto é essencial para os cidadão agirem num mundo permeado pela tecnologia e carente de planejamento global de recursos.”
Histórico:Durante a Assembléia Geral da IAU em 23 de Julho de 2003 em Sydney (Austrália), foi aprovado por unanimidade a resolução em favor da proclamação de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Baseados na iniciativa da Itália, a Conferência Geral da UNESCO em sua 33ª sessão recomendou à ONU que adotasse a resolução de declarar o 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. Finalmente, a 62ª Assembléia da ONU designou a UNESCO como sendo a agência para liderar o IYA2009. A IAU implementará o IYA2009 através de uma rede mundial. Dela já participam 93 países, coordenando esforços de astrônomos profissionais, amadores, educadores e artistas.
O IYA2009 é, em primeiro lugar, uma atividade para o cidadão de todo o planeta Terra. Ele objetiva combinar a excitação da descoberta pessoal, o prazer de compartilhar conhecimentos fundamentais sobre o Universo e nosso lugar nele, com os méritos do método científico. O poder de inspiração da Astronomia representa um valioso recurso para a espécie humana e para todas as nações.
O objetivo do IYA2009 é o de estimular em todo o mundo, especialmente entre os jovens, o interesse pela Astronomia e outras ciências sob o tema central: O Universo para você descobrir. As atividades do IYA2009 serão a nível mundial e regional (especialmente a nível nacional e local). Centenas de “nós” locais estão se formando em todo o Brasil, para preparar as atividades de 2009. Esses “nós” contam com a colaboração de astrônomos profissionais, amadores, centros de ciência, planetários, educadores e artistas.

5 comentários:

  1. Parabénss... Ótimo trabalho... Consegui entender mais sobre 2009, ano internacional da astronomia...

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante interessante o blog, mesmo não gostando muito de física.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog *-*... show ...

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante gostooo muito do seu trabalho tá de Parabén !!!

    ResponderExcluir